
CURSOS realizados
Curso Básico de Observação de Aves
O curso teve o objetivo de valorizar as Áreas Naturais e Unidades de Conservação da região como destinos importantes para a prática da observação de aves e incentivar uma prática sustentável parceira da conservação ambiental.
Participaram do curso 26 alunos com cerca de 20 horas, divididas entre atividades teóricas e práticas de campo, ministrada pela bióloga Giulia D. Angelo, especialista em observação de aves no qual foram apresentados os aspectos essenciais da prática dessa observação.
Escopo do curso:
Parte teórica - Abordou temas relacionados à observação de aves, com aulas expositivas e atividades práticas em sala de aula para fixação do conteúdo. Foram desenvolvidos os seguintes tópicos:
- breve histórico da observação das aves;
- avifauna da região;
- conservação das aves;
- equipamentos;
- organização de listas de aves;
- técnicas de reconhecimento em campo;
-identificação de aves;
- código de ética do observador de aves.
Parte prática:
Uso de equipamentos (binóculos, lunetas, gravadores, aplicativos) e de guias de campo.
Foram feitas 2 saídas em ambiente natural para treinamento prático.

Curso "Agentes Protetores da Biodiversidade" - 2 edições


SOBRE O CURSO "Agentes Protetores da Biodiversidade"
O Curso “Agentes Protetores da Biodiversidade” é voltado para proteção da biodiversidade, com destaque às aves e florestas. Foram realizados duas edições, na primeira os encontros ocorreram em maio e junho de 2023 e na segunda em setembro e outubro de 2023.
O objetivo do curso visa construir conhecimentos significativos sobre a importância da proteção da biodiversidade para manutenção do equilíbrio climático e qualidade de vida no planeta Terra, assim como as características da mata atlântica com destaques às aves e espécies arbóreas, destacando as relações ecológicas e serviços ecossistêmicos dessa interação.
Realizar interações educativas ambientais formais e não formais como tarefa final do curso. Promover dois cursos de educação ambiental voltado para proteção da biodiversidade, com destaque às aves e às florestas.
Constituir de uma rede de agentes protetores da biodiversidade, formada por cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis, que realizarão atividades educativas como multiplicadores dos saberes construídos durante o curso.
Oficina "Entendendo as mudanças climáticas"
A oficina realizada no dia 21 de maio, no Centro Cultural da FESB, foi aberta à participação de todos os interessados no tema e gratuita para toda a comunidade Bragantina. A oficina teve início com abordagem dos eventos extremos que ocorreram no Rio Grande do Sul como um exemplo das consequências das mudanças climáticas no Brasil.
Foi apresentado o efeito estufa natural e os impactos da ação humana na alteração desse sistema, a partir do lançamento de gases do efeito estufa, discutiu-se sobre a importância das florestas e dos oceanos como forma de captura e sequestro de carbono da atmosfera assim como a biodiversidade como um elemento central na regulação do clima.
Todos os presentes participaram de uma dinâmica na qual foram distribuídas cartas com imagens e informações de causas e consequências das mudanças climáticas para construção do mural do clima. Os participantes tinham que relacionar esses elementos, construindo conhecimentos sobre a complexidade de todo o sistema que influencia as mudanças climáticas.
Ao final todos os participantes tiveram acesso a um PDF interativo contendo diversos materiais que podem ser utilizados para entender, divulgar e ensinar sobre as mudanças climáticas.
